quinta-feira, 29 de março de 2012

Organização da Rio+20 promete reduzir impacto ambiental do evento



A organização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) deverá tomar medidas para reduzir o impacto ambiental do evento, que deverá reunir mais de 50 mil participantes, apenas no Riocentro. Entre as medidas adotadas pela organização estão a compensação pela emissão de gases de efeito estufa, o uso racional da água e a gestão de resíduos sólidos.
Segundo o secretário do Comitê Nacional de Organização da Rio+20, Laudemar Aguiar, os detalhes de cada uma dessas medidas ainda serão definidos.
De acordo com ele, para incentivar novos meios de locomoção, uma das medidas será colocar bicicletários em cada um dos locais dos eventos. “Há poucas pessoas que pedalarão do Centro à Barra. Mas poderão usar as bicicletas para trajetos mais curtos. Também está sendo previsto o aumento do número de bicicletas [públicas oferecidas na cidade do Rio]. Ainda estamos dimensionando a demanda por isso. A ideia é que haja um número mínimo de vagas [nos bicicletários] em cada uma dessas áreas”, disse.
De acordo com o secretário, também há uma preocupação com a inclusão social e com a acessibilidade de pessoas com deficiência aos locais do evento e ao conteúdo que será discutido na Rio+20.
Em relação à inclusão social, a ideia é capacitar mil jovens de comunidades carentes para trabalhar como voluntários durante o evento. Depois, será criado um banco de dados, para que esses mesmos jovens já capacitados possam trabalhar em eventos posteriores, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
Já em relação à acessibilidade, o objetivo da conferência é permitir que pessoas com deficiência possam acompanhar da melhor forma possível as discussões. “Não vamos chegar aos 100%, mas queremos criar uma tendência. A ONU abraçou a ideia e esperamos que sirva de patamar para as próximas conferências, no que se refere à acessibilidade”, disse.
Em coletiva hoje (29) na cidade do Rio de Janeiro, o secretário operacional da Rio+20 apresentou os locais onde serão realizados eventos relacionados à conferência. O evento principal será no Riocentro, que terá cerca de 50 mil credenciados. No Parque dos Atletas, em frente, haverá estandes de governos e das Nações Unidas.
No Autódromo de Jacarepaguá, serão feitos eventos da sociedade civil. Já na Arena da Barra, ao lado do autódromo, será feita a transmissão ao vivo das discussões. No Parque do Flamengo, será realizada a Cúpula dos Povos e haverá um local para transmissão das discussões, a casa de shows Vivo Rio.
Nos armazéns do Cais do Porto, serão realizados os eventos destinados à ciência e tecnologia, agricultura e energia, enquanto no Galpão da cidade, haverá atividades de cultura e inclusão social. Na Quinta da Boa Vista, também estão previstas atividades culturais e espaços para acampamentos.
São esperados de 100 a 120 chefes de Estado ou de governo e cerca de 5 mil jornalistas devem fazer a cobertura do evento. A segurança ficará a cargo do Ministério da Defesa. O Riocentro, coração da conferência, será administrado diretamente pela Organização das Nações Unidas (ONU).

quarta-feira, 28 de março de 2012

Você sabe o que é UMC?



O que é a UMC?
Um movimento autêntico de mulheres que luta pelos Direitos e Deveres da Mulher Colombense.

A União começou com a missão de atender mulheres vítimas de violência, com uma sala dentro da Delegacia do Alto Maracanã. Nos últimos anos foram realizadas assistências em outras áreas como a educação, saúde, Meio Ambiente, capacitação profissional, empreendedorismo e valorização profissional.

terça-feira, 27 de março de 2012

Hospitais públicos e particulares terão de adotar programa de qualidade em mamografia



Hospitais e clínicas públicas e particulares que fazem exames de mamografia no país terão de adotar o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia, criado pelo Ministério da Saúde. O programa já está em vigor.
Além de garantir a qualidade, outro objetivo do programa é minimizar os riscos associados ao uso do raio X. De acordo com a nova norma, serão avaliadas as imagens da mamografia, o laudo médico, a capacitação dos profissionais de saúde e a taxa de detecção de câncer de mama pelo exame.
O monitoramento anual será feito por comitê formado por representantes do ministério, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e de sociedades médicas.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também integra o grupo e deverá baixar norma obrigando os planos de saúde a contratar somente prestadores de acordo com o programa.
A mamografia é o exame fundamental para diagnóstico de câncer de mama, o mais comum entre as brasileiras. Se identificado em estágio inicial, as chances de cura são de 95%. No Brasil, a taxa de mortalidade é considerada alta, porque a doença é identificada em fase avançada, segundo o Inca. O instituto estima 52.680 novos casos este ano.
A mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres com mais de 50 anos de idade. A Lei da Mamografia (Lei 11.664), de 2009, dá direito à mulher, a partir dos 40 anos de idade, a fazer o exame gratuitamente, segundo recomendação médica.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Ministra das Mulheres destaca participação das mulheres na Rio +20



A inclusão da dimensão de gênero no documento final da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável - Rio +20 foi um dos temas tratados na audiência da secretária-executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, com a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-PR), Eleonora Menicucci. No encontro, a ministra demonstrou o compromisso do governo brasileiro de liderar o debate sobre a autonomia e o desenvolvimento sustentável das mulheres na conferência.

Menicucci apresentou o investimento do governo brasileiro na autonomia das mulheres por meio de programas sociais, em que a titularidade de terras, contas bancárias e imóveis é feminina. “Quando o casal se separa, a propriedade fica com as mulheres. A exceção fica nos casos em que os homens têm a guarda dos filhos”, explicou a ministra.

Ela apontou, ainda, a resposta do governo ao pedido da ONU Mulheres de enfrentar a violência contra as mulheres e exploração sexual de meninas em grandes eventos, como a Copa Mundial de Futebol em 2014. As ações serão desenvolvidas com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), tendo como marco a cooperação firmada no Dia Internacional da Mulher que inclui o atendimento às especificidades das mulheres idosas e acessibilidade da Lei Maria da Penha.

A secretária-executiva da Cepal convidou a ministra a participar da agenda de debates da entidade e das Nações Unidas na América Latina e Caribe sobre garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, redução dos índices de gravidez na adolescência, uso do tempo e envelhecimento. “Estamos concentrando esforços na economia do cuidado. Para alcançarmos a igualdade de gênero, as mulheres têm de ter acesso aos bens de produção e trabalho”, afirmou Alice Bárcena ao pontuar o valor do trabalho das mulheres na economia.

domingo, 25 de março de 2012

TUDO POSSO...


Domingo, pessoal vamos renovar nossas forças, nossa fé. Compartilho com vocês essa linda oração na música interpretada por Celina Borges e padre Fábio de Melo.
Tenham todos um domingo de muita paz e amor.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Congresso virtual sobre a Rio+20



Durante três semanas, especialistas de diversas áreas e representantes da sociedade civil estarão reunidos, virtualmente, em torno de temas como a economia verde, a segurança alimentar, a produção e o consumo sustentáveis e mudanças climáticas.
 
O Congresso Virtual Internacional Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva: O Papel da Agricultura Familiar realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em conjunto com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) acontecerá de 9 a 30 de abril.
O objetivo dos organizadores é fazer um encontro virtual preparatório para a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre duas décadas após a Rio-92. O resultado dos debates do Congresso serão levados para apreciação durante a Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho.
Toda a participação se dará por meio do site, que dará acesso a vídeos e fóruns. Os participantes poderão enviar ainda documentos, vídeos e relatos aos organizadores, que avaliarão o material para postagem no site. Para participar, os usuários precisam apenas de uma conexão à rede mundial e um endereço de e-mail.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Senado Federal realiza debate sobre gênero e raça no serviço público



O Senado Federal promove, em Brasília, a mesa-redonda “Dialogando sobre gênero e raça nas instituições públicas”. Essa é a primeira ação pública do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça no Senado Federal, lançado na véspera do Dia Internacional da Mulher.

O encontro tem como objetivo promover o debate sobre a participação da mulher e das várias etnias nos setor público. Pela manhã, a secretária-adjunta da SPM, Lourdes Bandeira, vai abordar o tema “Perspectivas da transversalidade de gênero e raça nas políticas públicas”.

A mesa-redonda tem as participações da vice-presidente do Senado, senadora Marta Suplicy (PT/SP); da diretora-geral do Senado, Doris Marize Romariz Peixoto; do assessor especial da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Cardoso; e da secretária de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal, Josefina Serra dos Santos. Participam ainda parlamentares, especialistas e gestores.
O PROGRAMA - Em sua 4ª Edição o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do governo federal em parceria com a ONU Mulheres Brasil e Cone Sul e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Seu principal objetivo é promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas organizações e empresas públicas e privadas, por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional.

O Programa concede o Selo Pró-Equidade a empresas  que se comprometem a instituir  em seus quadros e cadeia produtiva a equidade de gênero e raça e que obtenham o mínimo de 70% de execução das ações pactuadas. Desde a sua primeira versão, em 2005, as adesões ao Programa vêm crescendo. Das 122 empresas e instituições que se inscreveram, 92 receberam o selo.

terça-feira, 20 de março de 2012

Curso reuniu lideranças do município



Estive na noite de segunda-feira (19), na sede do PDT Colombo representando a União das Mulheres de Colombo no curso de capacitação e formação de liderança. No evento estava, presentes a vice-prefeita Rose Cavalli, os filiados, os pré-candidatos e da comunidade.
Na pauta do curso de formação política, ministrado pelo Consultor o professor Dr. Pólan Urban foi abordado o tema dos 14 sub-sistemas, com sugestões e estratégias para um plano de governo das reais necessidades do município.



"Hoje estamos aqui para apredermos e planejarmos juntos dentro dos 14 sub-sistemas. Interessante como a segurança, foi tema em quase todos os grupos e com propostas diferentes e com grande embasamento. Destaco também para os participantes que essa teoria da organização é válida para outras áreas de nossa vida como a pessoal, familiar, profissional entre outros", explicou o professor e Dr. Pólan Urban.
"É muito importante esses encontros, esse curso de cidadania e política do PDT, pois aprendemos a nos organizar, traçar metas e ouvir as necessidades da comunidade", disse Rose Cavalli.

(fonte blog PDT Colombo)







segunda-feira, 19 de março de 2012

Bolsa-Atleta vai apoiar principais esportistas brasileiros



A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (19), no programa de rádio Café com a Presidenta, que o programa Bolsa-Atleta vai apoiar os principais esportistas brasileiros.
“O bolsa-atleta vai apoiar os principais esportistas brasileiros, inclusive aqueles já renomados, que contam com algum tipo de patrocínio. Até o ano passado, quem tivesse patrocínio individual não poderia receber o bolsa-atleta, mas nós vimos que era preciso mudar a lei para ampliar esse apoio porque o patrocínio que eles têm muitas vezes é temporário, voltado só para um campeonato ou por um período curto. Isso gera insegurança para o atleta poder planejar seu treinamento, sua participação em competições e se dedicar totalmente ao esporte”, afirmou.
Segundo a presidenta, o programa vai conceder 4.243 bolsas a atletas de 53 modalidades olímpicas e paraolímpicas.
“A bolsa-atleta tem cinco categorias e o valor mensal varia de R$ 370 a R$ 3.100. Este ano vamos investir R$ 60 milhões tanto para apoiar os atletas que já estão no topo, no alto rendimento, como quanto os que estão começando a construir suas carreiras”.
A presidenta disse ainda que o programa beneficiará atletas que irão disputar os Jogos Olímpicos de Londres. Segundo Dilma, dos 161 atletas que já se qualificaram para as Olimpíadas, 30 receberão o bolsa-atleta. Os atletas que estão iniciando a carreira também serão beneficiados. De acordo com a presidenta, 439 jovens atletas de 14 a 20 anos receberão o bolsa-atleta este ano.

domingo, 18 de março de 2012

O Céu começa em você - linda oração


Amigos, nesse dia tão especial que é o domingo. Dia de estar com os filhos, amigos e a família. Quero compartilhar essa linda oração, uma canção de Padre Kleber e Arautos da Misericórdia.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Ministras das Mulheres e do Desenvolvimento Social discutem ações para mulheres em plano de superação da extrema pobreza



Depois de reativar seu Comitê de Políticas para Mulheres, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) começa agora a desenhar uma parceria importante com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). A ministra Tereza Campello reuniu-se com a ministra da SPM, Eleonora Menicucci. Elas discutiram o atendimento pela assistência social a mulheres vítimas de violência e as ações voltadas ao público feminino no Plano Brasil Sem Miséria.

A ministra Eleonora Menicucci defendeu a qualificação do atendimento prestado pelo sistema público de assistência social a mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. “Este é um momento em que a mulher precisa de atendimento não como mãe ou chefe de família, mas como vítima. É um acolhimento totalmente diferenciado.”

A ministra Tereza Campello revelou que, atualmente, 77% dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) têm profissionais ou setores específicos para atender esses casos. E acrescentou que as discussões sobre a questão de gênero permeiam os cursos de capacitação para gestores municipais e estaduais da área. “É nossa prioridade que o assunto seja discutido para qualificar a assistência.”
BRASIL SEM MISÉRIA – A ministra do MDS também apresentou as ações e estratégias do Plano Brasil Sem Miséria voltadas à autonomia financeira e à inclusão produtiva de mulheres. Entre elas, a maior pontuação para projetos de assistência técnica e extensão rural (Ater) que tenham mais mulheres entre os técnicos contratados, e a reserva de 5% dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para cooperativas de agricultura familiar formadas exclusivamente por mulheres ou que tenham 70% delas na produção.

No eixo da inclusão produtiva urbana, Tereza Campello destacou que o Pronatec Brasil Sem Miséria, em parceria com o Ministério da Educação, tem a meta de direcionar ao público feminino pelo menos 30% das vagas nos cursos. Até 2014, um milhão de pessoas em situação de extrema pobreza serão qualificadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A ministra mencionou ainda o sucesso do programa Mulheres Mil, também em parceria com o MEC, que já qualificou 10 mil mulheres extremamente pobres e pretende elevar este número a 100 mil até 2013.

A ministra Eleonora Menicucci mostrou-se otimista com as discussões e os encaminhamentos. “Esta reunião ultrapassou minhas expectativas. A parceria da SPM com o MDS e com a ministra Tereza Campello era uma obsessão para mim porque tudo tem a ver com a questão de gênero. Nosso avanço foi fundamental para esclarecer onde podemos participar e para mostrar para a ministra Tereza nossas prioridades. É uma parceria já exitosa desde o início.

quinta-feira, 15 de março de 2012

O programa “Mais Você”, da Rede Globo destaca o "Ligue 180"



Ação pretende levar informação a mais de um milhão de revendedoras, que detêm poder de comunicação e redes de clientes espalhadas em todo o Brasil. Com a fotonovela, as revendedoras poderão identificar relacionamentos saudáveis e colaborar para a prevenção da violência em situações de conflito na família
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas paras as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), foi classificada na manhã desta quarta-feira (14/3) como importante canal de comunicação para as mulheres vítimas de violência no programa “Mais Você” da Rede Globo, apresentado por Ana Maria Braga. O comentário ocorreu durante conversa da apresentadora Ana Maria Braga com o Louro José, no qual ela avisava que as revendedoras da Avon receberão a fotonovela “Futuros Possíveis: Sua Atitude Define Seu Destino”.

A ação pretende levar informação a mais de um milhão de revendedoras, que detêm poder de comunicação e redes de clientes espalhadas em todo o Brasil. Com a fotonovela, as revendedoras poderão identificar relacionamentos saudáveis e colaborar para a prevenção da violência em situações de conflito na família.

Como a iniciativa tem como objetivo prevenir a violência doméstica, Ana Maria Braga reforçou a importância de as mulheres recorrerem ao Ligue 180 para buscar ajuda ou informação sobre os meios disponíveis para sair ou evitar o ciclo de violência. O material didático está baseado na história de uma família (pai, mãe, filho e filha), que já foi distribuído para 13 mil executivas de vendas e gerentes de setor de todo o país, que coordenam o trabalho das revendedoras autônomas.

Além da fotonovela, o Instituto Avon produziu uma radionovela de oito minutos que foi distribuída para 800 rádios do país e postada no Radiotube, portal com mais de 2.500 usuários e usuárias. Tem também outras três versões longas, em capítulos, que podem ser conferidas no canal do Instituto Avon no youtube (
http://www.youtube.com/user/institutoavon). Na área de publicações do site do Instituto Avon, é possível fazer o download da fotonovela e ouvir a versão mais curta da radionovela.
Maria da Penha vítima de violência contra a mulher

MAIS SOBRE O LIGUE 180 - A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 - foi regulamentada pelo Decreto Presidencial sob o n° 7.393/2010. Criada em 25 de novembro de 2005, hoje soma cerca de dois milhões e meio de atendimentos. Trata-se de um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial. Seu objetivo é que a população brasileira, principalmente as mulheres, possa se manifestar sobre a violência de gênero.

O serviço presta seu atendimento com foco no acolhimento, orientação e encaminhamento ao diversos serviços da rede de em todo o Brasil. O atendimento funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. No ano passado, o serviço foi estendido para três países: Espanha, Portugal e Itália, para atender brasileiras em situação de violência.

Em 2010, a Central de Atendimento à Mulher foi a vencedora da categoria  Serviço de Atendimento ao Público (SAP), do X Prêmio Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), com o “case” ‘Velocidade e Resultados Surpreendentes na Central que Combate a Violência Contra a Mulher Brasileira’.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Lançamento do livro “As Capas desta História”



A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, prestigia nesta quarta-feira, 14,  o lançamento do livro “As Capas desta História”. A publicação reúne mais de 300 capas de jornais alternativos, clandestinos e produzidos no exílio durante o período do regime militar no Brasil. A obra, de iniciativa do  Instituto Vladimir Herzog, recebeu o apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet e de Secretaria de Direitos Humanos. O evento será realizado partir das 19h, no restaurante Carpe Diem, em Brasília/DF.

O projeto idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog, intitulado Resistir é Preciso, que tem o objetivo de manter viva na memória do povo brasileiro a luta da imprensa durante a ditadura militar, época em que muitos profissionais do meio foram perseguidos e mortos. É um trabalho realizado por Vladimir Saccheta (pesquisa), José Luiz Del Roio (Contexto), Carlos Azevedo (Consultor) e José Maurício de Oliveira (editor de texto) e compreende o período entre o início do golpe militar (1964) e a época da aprovação da Lei da Anistia (1979).

O livro traz ainda capas de jornais considerados precursores das publicações dos anos de chumbo. São imagens de jornais que rodaram no exílio, em países como Chile, México, Suécia, Itália, França, Portugal e Argélia.

Na seção dedicada aos jornais clandestinos há publicações das principais tendências da esquerda que atuaram durante a ditadura, como a Ação Libertadora Nacional (ALN), de Carlos Marighella, que editou O Guerrilheiro e a VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares), de Carlos Lamarca, que produzia o Palmares. Aparecem nesta parte da obra jornais dos PCs (PCB e PCdoB), de organizações trotskistas e de grupos ligados à Igreja Católica.

Capas de jornais do movimento operário e  estudantil – O Movimento – , da imprensa satírica – Pif-Paf -, experimentos literários, além de publicações ligadas às causas ambiental, gay e negra também ganharam uma seção exclusiva. Periódicos elaborados por exilados e até agora inéditos no Brasil se destacam ao lado de capas de jornais mais conhecidos, como Pasquim, Opinião e o Unidade, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

O livro está associado a uma coletânea de 12 DVDs com depoimentos de 60 jornalistas que vivenciaram e enfrentaram as dificuldades da época, lançada em junho do ano passado. O material pode ser encontrado também no site do Instituo Vladimir Herzog.
INSTITUTO VLADIMIR HERZOG - Criado há apenas dois anos, o instituto já recebeu o Prêmio de Direitos Humanos, na categoria Verdade e Memória, em dezembro de 2011, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, entregue pela Presidenta Dilma Rousseff e pela ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes.

Fundado em junho de 2009, o Instituto Vladimir Herzog tem por missão contribuir para a reflexão e produção de informações que garantam o direito à vida e o direito à justiça. Para isso, ao lado de outras nove organizações da sociedade civil, a entidade promove também ações como o Prêmio Vladimir Herzog, que alcançou em 2011 seu 33º ano consecutivo, reconhecendo o trabalho de profissionais da imprensa que deram destaque para temas relacionados aos direitos humanos, além de ter criado o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, que incentiva estudantes de jornalismo a produzirem pautas também ligadas a essa questão.

terça-feira, 13 de março de 2012

Contemplados do Show de Prêmios



Agradecemos as empresas que colaboraram com o Show de Prêmios da União das Mulheres de Colombo. Parabenizamos os contemplados, confira os nomes:



1o. Prêmio - Ricardo Henrique da Silva
2o. Prêmio - Ivonete das Graças da Silva
3o. Prêmio - Elizandra Mariano Kobachuk
4o. Prêmio - Kaue da Silva 
5o. Prêmio - Suelen Freitas da Silva
6o. Prêmio - Linen Mendes Junior
7o. Prêmio - Irineu Velozo
8o. Prêmio - Edneia Domiciana da Silva
9o. Prêmio - Waldemar Cardenazdo Amaral
10o. Prêmio Valdecir Moreira


segunda-feira, 12 de março de 2012

Ministra Eleonora Menicucci e Governo da Paraíba reforçam, nesta segunda-feira (12/3), compromisso para enfrentamento da violência contra as mulheres


A Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci, participa nesta segunda-feira (12/3), às 10h, em João Pessoa, de ato solene com o governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho. Na ocasião, será assinado termo de cooperação para a Consolidação e o Fortalecimento da Política de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O evento acontecerá no Palácio da Redenção.
Com o termo de cooperação, a Paraíba reforçará o compromisso com a Política de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM, para a qual serão repassados R$ 1.304.111,34 dos recursos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres - ação conjunta entre Governo Federal, Estados e Municípios. O montante agregará as ações do Governo Estadual da Paraíba, por meio da Secretaria de Segurança e da Defesa Social, para fortalecer, reaparelhar ou reestruturar serviço. Além disso, os recursos serão utilizados para a capacitação de profissionais para a rede especializada de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Em outubro de 2011, a SPM e o Governo do Estado da Paraíba renovaram a parceria por meio do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. De 2007 a 2010 houve um repasse de R$ 1.841,090,50 ao Estado, sendo 1.322.448,50 só em 2010. Desses recursos, R$ 90.000,00 foram para a Defensoria Pública; R$ 306.359,50 para as prefeituras; e R$ 380.260,00 para o Governo Estadual.

REDE DE ATENDIMENTO
 - Atualmente, a Paraíba conta com uma série de serviços da rede especializada de enfrentamento violência contra as mulheres: 2 Promotorias Especializadas/Núcleos de Gênero do MP (João Pessoa e Campina Grande); 1 Núcleos/Defensorias Especializados de Atendimento à Mulher (João Pessoa); 3 Centros de Referência de Atendimento à Mulher (João Pessoa, Cajazeiras e Santa Luzia); 2 Juizados de Violência Doméstica e Familiar (João Pessoa e Campina Grande); 2 Casa Abrigo (João Pessoa e Campina Grande); 9 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) - João Pessoa, Patos, Campina Grande, Cajazeiras, Santa Rita, Souza, Bayeux, Guarabira e Cabedelo.

domingo, 11 de março de 2012

Sucesso nosso evento Dia da Mulher Solidário


Amigos só tenho a agradecer a presença de vocês em nosso evento Dia da Mulher Solidário. Foi um sucesso, o dia estava lindo, com sol para abrilhantar ainda mais. Nosso Show de Prêmios agradou a todos os participantes. O almoço e o lanche foram preparados com o maior carinho. Tivemos a presença da comunidades, empresas e de autoridades como a nossa vice-prefeita, Rose Cavalli, do vereador Binho, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gilson Silva e da imprensa. Vejam agora algumas fotos desse dia tão importante para nossa Rede de Mulheres.









Hoje temos nosso evento Dia da Mulher Solidário

Bom dia... pessoal é hoje (11) o nosso evento Dia da Mulher Solidário no Bosque da Uva.
Iniciamos agora às 10:00 horas com atividades de beleza, lazer e entretenimento.
Às 14:00 teremos o show de prêmios, esperamos vocês.
Estão todos convidados. Sejam bem vindos!!!



sexta-feira, 9 de março de 2012

Domingo acontece o Dia da Mulher Solidário

A União das Mulheres de Colombo promoverá no dia 11 de março o evento Dia da Mulher Solidário no pavilhão de eventos do Bosque da Uva.
A atividade faz parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março e tem o objetivo de promover um dia de orientação sobre o direito da mulher, palestras de conscientização, atividades de lazer, entretenimento, saúde, beleza e  o grandioso Show de Prêmios, além de brindes relâmpagos durante o dia.
O primeiro e segundo prêmio do bingo são nos valores de R$ 1.000.00 e R$ 500.00 (segundo), além de eletrodomésticos, fogão, celular, book fotográfico, microondas, tanquinho, vale compras e entre outros.
"O Dia da Mulher Solidário surgiu da necessidade de fazermos uma ação voltada para as mulheres e principalmente, de conscientização sobre seus direitos e deveres. Agradeço as empresas que estão apoiando os projetos da União das Mulheres de Colombo", afirma a Presidente da UMC, Gisele Silva. 
As cartelas do bingo já estão a venda e está programado para iniciar o evento às 10:00 e às 14:00 horas o bingo beneficente em prol da brinquedoteca da creche Anjo da Guarda.

quinta-feira, 8 de março de 2012

UMC promove coleta de assinaturas em prol da Delegacia da Mulher



A União das Mulheres de Colombo, promoveu durante o dia de hoje (8), a coleta de assinaturas em prol da Delegacia da Mulher. 
É necessária a criação de uma Delegacia da Mulher no Município de Colombo especializada no atendimento de ocorrências sobre tipos de violência cometida contra a mulher como violência de gênero, violência intrafamiliar, violência doméstica, violência física, violência sexual, violência psicológica, violência econômica ou financeira e violência institucional.
É sabido por todos que atualmente não existem mecanismos para combater este tipo de crime na região, e uma polícia sobrecarregada como a nossa não consegue oferecer proteção eficaz a esta enorme e crescente população entre mulheres sem ter tal propósito como seu foco.
Esta mesma Polícia hoje não se encontra preparada para combater as peculiaridades inerentes à proteção da mulher, ficando as mesmas constrangidas e descriminadas. A criação de uma delegacia com este caráter exclusivo, de proteção ao crime contra a mulher, corresponde aos anseios de uma grande parte da população.
do Município de Colombo conta com uma população de 253.000 de habitantes, sendo 120.000 mil do
sexo masculino e133. 972 do sexo feminino, sem nenhuma assistência e de acordo com a lei, os Municípios com mais de 60 mil habitantes devem ter Delegacia especializada para as mulheres Conhecida como Lei Maria da Penha, a lei número 11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, em 7 de agosto de 2006; dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

Considerando tais fatos, pleiteamos a organização de um Setor Especializado no Atendimento de Ocorrências sobre Crueldade Contra as mulheres (delegacia da Mulher), no Município de Colombo. Acreditamos que a simples criação de uma delegacia como esta, ora proposta produziria tão forte impressão sobre todos, certamente resultaria em uma queda expressiva das ocorrências nessa esfera da criminalidade.

É por esta razão que reiteramos ao Senhor Governador o nosso pedido de que um Setor Especializado no Atendimento de Ocorrências sobre violência contra a mulher (Delegacia da Mulher) seja organizado na Capital do Estado. Estamos certos de que V. Excelência saberá reconhecer esta necessidade e agir com diligência neste sentido.


Gisele Cristiane da Silva

Presidente da União das Mulheres de Colombo

terça-feira, 6 de março de 2012

Distrito Federal renova pacto nacional de combate à violência contra a mulher



O Distrito Federal renovou o pacto nacional de combate à violência contra a mulher. Na cerimônia, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, disse ser inadmissível que mulheres continuem apanhando de seus companheiros

“As políticas são efetivas, mas ainda não existe uma mudança de mentalidade, sobretudo entre os homens, o que significa bater em mulher e o que significa não bater em mulher”, disse a ministra. “É inadmissível que haja mulher que apanhe do marido, namorado ou companheiro”.

Com a renovação do acordo por mais quatro anos, a secretaria irá repassar R$ 2,5 milhões ao governo distrital para o atendimento às vítimas de violência doméstica. Atualmente, o Distrito Federal tem 31 postos de atendimento à mulher em delegacias e um abrigo para acolhimento.

O governador Agnelo Queiroz anunciou que as denúncias poderão ser feitas em postos policiais instalados dentro de hospitais. Além disso, as mulheres poderão denunciar as agressões por meio do telefone 156, central de atendimento gratuita que fornece informações sobre serviços prestados pelo governo, como matrícula em escolas públicas. A central vai funcionar 24 horas por dia.

O Distrito Federal ocupa o sétimo lugar no ranking nacional de assassinatos de mulheres. A cada ano, cerca de 4 mil mulheres são assassinadas no Brasil, conforme o Mapa da Violência 2012, produzido pela organização não governamental Instituto Sangari.

Homem se acorrenta a árvore para impedir que seja cortada

Um homem de 37 anos está acorrentado a uma árvore no bairro Boa Vista para impedir que ela seja retirada.
Segundo ele, a árvore Paineira Rosa tem mais de 70 anos. O homem está acorrentado desde as sete horas da manhã de ontem e promete não sair de lá enquanto não tiver a garantia de que a árvore não será cortada.
De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os moradores fizeram um abaixo assinado para pedir a retirada da árvore porque ela causa danos estruturais nas calçadas e coloca as casas em risco.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Novo Código Florestal deve anistiar 75% das multas milionárias



A aprovação do novo Código Florestal, prevista para esta semana, deve levar à suspensão de três em cada quatro multas acima de R$ 1 milhão impostas pelo Ibama por desmatamento ilegal.
A Folha obteve a lista sigilosa e atualizada das 150 maiores multas do tipo expedidas pelo órgão ambiental e separou as 139 que superam R$ 1 milhão. Dessas, 103 (ou pouco menos que 75%) serão suspensas, se mantido na Câmara o texto do código aprovado no Senado. Depois, segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
Pelo texto, serão perdoadas todas as multas aplicadas até 22 de julho de 2008, desde que seus responsáveis se cadastrem num programa de regularização ambiental. As punições aplicadas depois disso continuarão a valer.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Mulheres... dia 11 de março participem do nosso evento


Amigos esperamos vocês no nosso evento dia 11 de março, no pavilhão de eventos do Bosque da Uva, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Teremos várias atividades gratuitas e o show de prêmios.
Cartelas estão a venda no valor de R$ 10,00.
Adquira agora mesmo: 9153-0303