segunda-feira, 30 de abril de 2012

Você conhece as associações de catadores de resíduos do município?

Associação de Catadores de Recicláveis Catalider 


Hoje nosso município conta com 9 associações organizadas, conheça-as:

• Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Zumbi dos Palmares

• Cooperativa de Carrinheiros Zumbi dos Palmares

• Associação dos Trabalhadores na Separação de Resíduos Recicláveis de Colombo – RESOL

• Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Liberdade

• Cooperativa dos Catadores e Classificadores de Resíduos Colombo

• Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Santa fé

• Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Amigas da Terra

• Associação de Catadores e Classificadores de Resíduos Recicláveis Catalider

• Associação de Catadores e Classificadores de Resíduos Recicláveis Renascer

IMPORTANTE
Só coloque o lixo em frente a sua casa nos dias de coleta programada para o seu bairro. Sempre que possível, em lugar alto, evitando assim que os sacos sejam abertos por cães.

RESÍDUO NÃO RECICLÁVEL
Papel sujo, papel toalha e guardanapo usado, papel higiênico e restos de comida.

MATERIAL RECICLÁVEL
Papel, papelão, garrafas, vidros, plásticos, caixas longa vida ou tetra pak, objetos de cobre, alumínio, lata, chumbo, bronze, ferro ou zinco.

OBSERVAÇÕES
Evite acidentes, coloque cacos de vidro e materiais cortantes em embalagem protegida.


sábado, 28 de abril de 2012

Decisões para a Rio + 20





Dois dias de muitas discussões e propostas durante o I Seminário Nacional de Meio Ambiente, realizado pela União Brasileira de Mulheres (UBM), em Curitiba, nos dias 27 e 28 de abril. O evento, que contou com a participação de 120 mulheres de todo o país. Foram discutidas questões relacionadas ao meio ambiente e ao projeto nacional de desenvolvimento, enfocando temas como: conceitos básicos de governança mundial e economia verde, sustentabilidade socioambiental, situação ambiental do Brasil, consumo consciente, segurança alimentar e nutricional, gestão dos recursos hídricos, mudanças climáticas, matriz energética e consumo de energia. Também visou preparar as mulheres da UBM para a participação na Cúpula dos Povos da Rio +20, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). 




 

No encerramento, uma das palestrantes, a artista plástica, Graciela Scandurra apresentou dentro da história o universo feminino, as manifestações culturais acerca da mulher e do homem. Em seguida, realizou uma didática de produção criativa de artes e interatividade com as mulheres presentes.




Participando do Seminário da União Brasileira de Mulheres

Um grande aprendizado e novas parcerias estão sendo firmadas para a União das Mulheres de Colombo durante o evento do I Seminário Nacional de Meio Ambiente da União Brasileira de Mulheres, que acontece em Curitiba, (27 e 28/04)
O Seminário está abordando temas como as Mulheres do Campo, da Cidade e da Floresta em Defesa da Justiça Social e Ambiental. O evento conta com a presença de cerca de 120 lideranças, mulheres de todo o Brasil  que discutirão questões relacionadas ao Meio Ambiente e ao projeto nacional de desenvolvimento, enfocando temas como: conceitos básicos de governança mundial e economia verde, sustentabilidade, segurança alimentar e nutricional, gestão dos Recursos Hídricos, mudanças climáticas, matriz energética e consumo de energia.
O Seminário irá preparar as mulheres para a participação da Rio+20.
Hoje (28), na parte da tarde, estarei representando a União das Mulheres de Colombo apresentando o nosso trabalho junto as associações e cooperativas de resíduos sólidos. 

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dia da Empregada Doméstica



Dia 27 de Abril é o Dia da Empregada Doméstica
Quem não tem tempo para os afazeres domésticos como passar, lavar, cozinhar e limpar a casa sabe como é necessário contratar alguém que execute esses serviços em troca de remuneração. E, como nossa casa é um ambiente que desejamos que seja o mais agradável possível, é importante que a empregada doméstica saiba cuidar de um lar como se fosse seu.

É um trabalho difícil e, por estas e outras, as empregadas domésticas vêm sendo cada vez mais valorizadas hoje em dia. Com isso, conseguem fazer valer seus direitos. A recente conquista do depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS - mesmo que opcional para o empregador, é sinal de que os tempos mudaram.
Quem é a Profissional do Lar?

Segundo o Ministério do Trabalho, cozinheiro, governanta, babá, lavadeira, faxineira, vigia, motorista particular, enfermeira do lar, jardineiro, copeira são os profissionais considerados domésticos, desde que o local onde trabalham não seja comercial.
Pela Lei 5.859 de 11 de dezembro de 1972, que ampara a profissão, doméstico é toda e qualquer pessoa, homem ou mulher, que presta serviços de modo contínuo em local residencial, sem fins lucrativos para o empregador.

O caseiro também é considerado doméstico se o local onde trabalha não possui fins lucrativos.

Já o zelador e o porteiro de condomínios residenciais ou comerciais não são considerados empregados domésticos.
Quanto ao sexo predominante na profissão, as mulheres saem na frente se comparada aos homens. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2001, dos 5.584.228 trabalhadores domésticos, 93,7% eram mulheres. Porém, quando o assunto é carteira assinada, há mais homens do que mulheres. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2004, em 2003 a proporção de trabalhadores domésticos com carteira assinada era de 40,2% entre os homens e de apenas 26,1% das mulheres.

Leia mais: Dia da Empregada Doméstica http://mensagensepoemas.uol.com.br/empregada-domestica/dia-da-empregada-domestica-5.html#ixzz1tFdoSpkW
Envie Telemensagens Mensagens e Poemas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Delegacia da Mulher: Abaixo-Assinado protocolado

Queremos compartilhar com os amigos os ofícios protocolados ao Excelentíssimo Governador, Beto Richa e aos órgãos competentes do Governo do Estado do Paraná.
Mulheres e Homens vamos lutar juntos nessa mobilização.







União das Mulheres é destaque no Jornal de Colombo

Na edição de hoje (26), o Jornal de Colombo traz a matéria da reivindicação da União das Mulheres de Colombo para a instalação de uma Delegacia da Mulher no município.


Mulheres de Colombo reivindicam Delegacia da Mulher no município 
Mulheres de Colombo reivindicam Delegacia da Mulher no município
Na sessão ordinária desta terça-feira (24), a União das Mulheres de Colombo protocolaram um abaixo assinado reivindicando a instalação de uma Delegacia da Mulher no município.
O pedido que já conta com 7 mil assinaturas foi aprovado pelos vereadores e será encaminhado ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
A delegacia, se instalada, será especializada no atendimento de ocorrências sobre tipos de violência cometida contra a mulher, como violência de gênero, intra-familiar, doméstica, física, sexual, psicológica, financeira e institucional. Conforme o Censo 2010, último realizado, Colombo possui 107.988 mulheres e 105.039 homens residentes, cerca de 1 % a mais de mulheres.
A Lei Maria da Penha, número 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, descreve que todas as cidades com população acima de 60 mil devem ter uma delegacia especializada para as mulheres. A lei cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal.
De acordo com a presidente da União das Mulheres de Colombo, Gisele Cristiane da Silva, a maioria dos casos do município é com as mulheres, se houver a delegacia especializada os casos atendidos nos Distritos irão diminuir. “Em vez de trabalhar com 30 casos, poderão trabalhar com 14 casos e o trabalho será mais bem desenvolvido. As mulheres poderão ser atendidas com dignidade, mais humanizado, pois hoje o atendimento é como mulher de bandido”, afirma Gisele.
O presidente da Câmara, Onéias Ribeiro, parabenizou a iniciativa da instituição. Segundo ele, é uma diferença importante para o município. “Quando uma única mulher entra na política, muda-se a mulher. Quando várias mulheres entram, muda-se a política”, explana. 

terça-feira, 24 de abril de 2012

União das Mulheres de Colombo reivindica na Câmara por delegacia especializada



A União das Mulheres de Colombo participou da sessão solene, realizada em 24 de abril, na Câmara Municipal de Colombo reivindicando por uma Delegacia da Mulher no município. Na ocasião, a presidente da União das Mulheres, Gisele Silva, entregou o abaixo-assinado protocolado, ao presidente da Casa de Leis, Onéias Riberio de Souza, que realizou durante a sessão plenária a citação do documento e se comprometeu a ir solicitar ao Governador do Paraná, Beto Richa a instalação da delegacia especializada e agradeceu a presença das mulheres do movimento.

A vice-prefeita Rose Cavalli esteve presente e destacou a "importância da mobilização da União das Mulheres para que Colombo tenha uma Delegacia da Mulher que atenda àquelas vítimas de violência e maus tratos em todo o gênero como: violência intrafamiliar, violência doméstica, violência física, violência sexual, violência psicológica, violência econômica ou financeira e violência institucional", disse Cavalli. 

"Atualmente,não existem mecanismos para combater este tipo de crime na região, e uma polícia sobrecarregada como a nossa não consegue oferecer proteção eficaz a esta enorme e crescente população entre mulheres sem ter tal propósito como seu foco. Esta mesma Polícia hoje não se encontra preparada para combater as peculiaridades inerentes à proteção da mulher, ficando as mesmas constrangidas e discriminadas. A criação de uma delegacia com este caráter exclusivo, de proteção ao crime contra a mulher, corresponde aos anseios de uma grande parte da população", explica Gisele Silva.
O Município de Colombo conta com uma população de 253.000 de habitantes, sendo 120.000 mil do sexo masculino e 133.972 do sexo feminino, sem nenhuma assistência. 


"Infelizmente, fui uma vítima de violência física e sexual, cometida pelo meu ex-marido, na época não tive retorno imediato, me senti humilhada ao ir procurar a Delegacia comum. Faço parte da União das Mulheres e estou junto nessa luta em prol de uma delegacia da Mulher em Colombo", desabafou Mariangela dos Santos.
Conforme a Lei Maria da Penha, número 11.340, os Municípios com mais de 60 mil habitantes devem ter Delegacia especializada para as mulheres. A Lei foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, em 7 de agosto de 2006; dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.
A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

Segundo dados de testemunhos, Colombo faz uma média de 10 mulheres por dia vítimas de violência. Por isso, a União das Mulheres de Colombo pleitea a organização de um Setor Especializado no Atendimento de Ocorrências sobre Crueldade Contra as mulheres (delegacia da Mulher), no município. Acreditamos que a simples criação de uma delegacia como esta, ora proposta produziria tão forte impressão sobre todos, certamente resultaria em uma queda expressiva das ocorrências nessa esfera da criminalidade. 
A União das Mulheres de Colombo está coletando assinaturas num abaixo-assinado pedindo a instalação da Delegacia da Mulher, para que atenda as mulheres vítimas de violência e maus tratos.
Venha você fazer parte dessa mobilização.

União das Mulheres na luta pela Delegacia da Mulher





Hoje (24),  às 16:00 horas a União das Mulheres de Colombo estará presente na Câmara Municipal de Colombo para participar de sessão plenária. Na ocasião, o presidente da Casa de Leis, Onéias Ribeiro de Souza realizará a leitura do ofício protocolado em 20 de abril, pela União em que reivindica a instalação da Delegacia da Mulher em Colombo. Conforme a Lei Maria da Penha, municípios com mais de 60 mil habitantes, necessitam da instalação de uma Delegacia que atenda as mulheres vítimas de violência.  
Convidamos a todos a participar dessa mobilização.



segunda-feira, 23 de abril de 2012

Palestra sobre pedofilia acontece hoje


A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte, convida trabalhadores da educação e comunidade para palestra com a sargento Tania Guerreiro sobre pedofilia, no auditório da Regional Maracanã, hoje (23). “A única exigência para os participantes é que sejam maiores de idade. O tema é forte e pode ajudar muitas crianças do nosso município, pois pode evitar verdadeiras tragédias psicológicas”, afirma o secretário da Educação, Cultura e Esporte, Alcione Giaretton.
A palestrante é conhecida nacionalmente pela luta contra a pedofilia, leva o assunto à diversas cidades do Brasil.
A sargento Tania Guerreiro está atuando na área de pedofilia há 29 anos. Foi coordenadora da área de desaparecidos do Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida do Paraná por 16 anos. Atuou no Mutirão de sexualidade da Secretaria Estadual de Educação. Há 16 é Comissária (voluntária) do menor. Tem 20 anos de atuação no serviço reservado da PMPR.

sábado, 21 de abril de 2012

Curitiba sedia I Seminário Nacional de Meio Ambiente da União Brasileira de Mulheres



A União Brasileira de Mulheres promove nos dias 27 e 28 de abril  em Curitiba, o I Seminário Nacional de Meio Ambiente da UBM: Mulheres do Campo, da Cidade e da Floresta em Defesa da Justiça Social e Ambiental. O evento contará com a presença de cerca de 120 lideranças, mulheres de todo o Brasil  que discutirão questões relacionadas ao Meio Ambiente e ao projeto nacional de desenvolvimento, enfocando temas como: conceitos básicos de governança mundial e economia verde, sustentabilidade, segurança alimentar e nutricional, gestão dos Recursos Hídricos, mudanças climáticas, matriz energética e consumo de energia.
O Seminário irá preparar as mulheres para a participação da Rio+20.


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Associação de catadores é inaugurada oficialmente no Moinho Velho

Com direito a bolo e café, a Associação dos Catadores e Classificadores de Resíduos Recicláveis Catalíder comemorou, um ano de trabalho e, na oportunidade, foi inaugurada oficialmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
A Catalíder atualmente possui 22 associados e tem sede no Jardim Moinho Velho. Estiveram presentes o secretário da Semma, Gilson da Silva e a coordenadora de resíduos sólidos da Secretaria e presidente da União das Mulheres de Colombo, Gisele da Silva.
“Estamos muito felizes, esse espaço é muito importante para todos, mais para as mulheres, porque agora elas não precisam carregar carrinho na rua e têm um pouco mais de conforto”, fala Graciolina Desiderio, ou, como mais conhecida na região, dona Kica, presidente da Catalíder. “Ainda é um espaço pequeno, o pessoal se reveza para conseguir trabalhar bem. A estrutura não é das melhores, mas já é alguma coisa”, descreve.
O secretário Gilson da Silva diz que a associação proporciona para o trabalhador um espírito de conforto e dignidade, e ainda ressalta que eles devem permanecer, acima de tudo, unidos, para conseguir fazer dar certo. “Este é um trabalho não tão simples, mas a parceria deles pode desenvolver muito mais a atividade” alega o secretário. “É difícil os catadores se unir por um ideal e eles mostram que conseguem” complementa Gisele, coordenadora de resíduos sólidos.
“Temos que educar nossa população para separar os recicláveis, para poder ajudar o trabalho deles e ainda desenvolver a cidade. Além de trabalharem, eles estão cuidando do nosso meio ambiente”, expõe Gilson.
O catador Moacir Luiz, de 21 anos, está na associação há um mês. Antigamente ele puxava carrinho na rua e agora agradece por poder estar ali. “Aqui é honesto, você soa a camisa, mas tem o dinheiro garantido. Eu gosto de trabalhar aqui, o ambiente é bom de trabalhar”, descreve Luiz. “As pessoas aqui são bem bacanas e animadas, todos gostam de trabalhar aqui”, conta Luana Barbosa, de 26 anos, que trabalha ali há algum tempo, mesmo grávida de 3 meses e meio.
Na associação, metade do terreno não é coberto ainda. “Quando chove, aqui vira um lodo e às vezes a água leva alguns materiais junto. Temos que correr atrás para ele não ir embora”, ironiza Luana.
O secretário de meio ambiente disse que irá providenciar, o mais rápido possível, melhorias para o espaço e para os catadores.

Eletrônicos
Nos próximos meses, a Catalíder passará a receber material eletrônico também, diretamente de uma empresa de Sorocaba (SP), a Alliance, que atualmente mantém uma parceria com uma cooperativa da cidade paulista, a Reviver.
Ontem, o representante da empresa, Getulio de Andrade, esteve presente no local para falar da parceria que será efetivada com a associação. “Essa destinação final dos eletrônicos vai proporcionar um valor mais agregado ao trabalho dos catadores”, afirma Andrade. “O valor do trabalho que produzimos a gente divide em partes iguais. Aqui não tem patrão, trabalhamos em parceria” diz dona Kica.
Eles ainda vão receber da empresa paulista equipamentos de proteção individual (epi’s) e treinamentos/capacitações.
Hoje os associados da Catalíder trabalham 8h por dia e 21 dias por mês (30 dias). Com o trabalho, recebem com os recicláveis, em média, R$ 2,87 por hora, R$ 22,96 por dia, R$ 482,16 por mês. Quando começarem com os eletrônicos, eles irão receber, além do valor com os recicl
áveis, aproximadamente R$ 6 por hora, R$ 48 por dia, R$ 1.008 por mês. Totalizando R$ 1.490,16 por mês.
(fonte: Jornal de Colombo) 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Catalider faz aniversário



Hoje (18), um dia de muita festa para os profissionais da reciclagem da Associação dos Catadores e Classificadores de Resíduos Recicláveis Catalider, eles comemoram um ano de formação.
E para celebrar a data a associação realizou um café festivo que contou com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Colombo, Gilson Silva, que estava representando o Prefeito de Colombo, J. Camargo, diretores da Prefeitura, a presidente da União das Mulheres de Colombo, Gisele Silva, associados, imprensa e a comunidade.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Exame Preventivo de Câncer do Colo



O exame ginecológico é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. É normal que existam medos e ansiedades para a sua realização. O objetivo deste artigo é responder a maioria das perguntas para que as mulheres possam entender COMO e PORQUE é realizado esse exame.
O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70% desde sua criação pelo Dr. George Papanicolaou em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar o vírus HPV e outras doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

LOCAIS EM COLOMBO
Mulheres fiquem atenta aos locais de exame gratuito do preventivo:
Unidade da Mulher 
Dia 7 de maio - das 13:00 às 17:00 horas
Dia 8 de maio - das 8:00 às 13:00 horas
Rua Antonio Betinardi, 37 - em frente a Igreja Santa Terezinha

Unidade de Saúde Sede
Todas as quartas, quintas e sextas-feiras
A paciente retira a senha a partir das 13:00 horas
Rua João Fontoura, 407 - Centro

Postos de Saúde de Colombo que tem médico ginecologista: Maracamã, Quitandinha, São Dimas, Guaraituba e CAIC.


Quem pode e deve fazer o exame?
Todas as mulheres, com ou sem atividade sexual atual, devem fazer o exame anualmente.
Qual a melhor época para fazê-lo?
No mínimo uma semana antes de sua menstruação, ao redor do período fértil/ovulatório. Evite duchas, cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame.
No que consiste o exame ginecológico completo?
O exame completo é constituído do exame das mamas (leia artigo sobre esse exame) e depois o exame ginecológico. Este é constituído pelo exame externo da vulva e depois a colocação de um espéculo na vagina para visualizar a vagina e o colo do útero.
Também consiste no exame de toque vaginal quando o(a) médico coloca dois dedos na vagina para examinar os órgãos internos da pélvis feminina.
Mulheres virgens também devem ser examinadas?
Sim, existem diversas técnicas que permitem o exame de mulheres virgens. Avise o médico que você é virgem ANTES do exame.
O que o médico vê lá dentro?
O exame mostra o interior da vagina e o colo do útero, e é muito útil para detectar infecções vaginais (corrimento) e diversas outras doenças.
O que é o colo do útero?
Colo do útero é a parte do útero que fica dentro da vagina.
E o exame preventivo de câncer, o que é?
Esse exame é a coleta de material (células e secreções) do colo do útero, o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia. Também é chamado de citologia oncótica, colpocitologia, papanicolaou, e fora do Brasil é conhecido como Pap Test ou Pap Smear.